No seu discurso anual do State of the Union, Mr. Biden anunciou que o governo americano vai montar um porto na Faixa de Gaza para enviar ajuda humanitária aos palestinos.

A ideia é que grandes navios com alimentos, água e remédios cheguem até o território palestino. Tudo isso com a ajuda de Israel, da ONU e de ONGs.

Caminhões com suprimentos também vão chegar pelo píer, e Biden deixou claro que militares dos EUA não vão ficar na região da Faixa de Gaza.

A relevância: Segundo a ONU, a grande maioria da população de Gaza — mais de 2 milhões de pessoas — está ameaçada pela fome. Os pacotes de ajuda não estão sendo suficientes.

Entregar ajuda por vias terrestres é mais eficaz e econômico do que pelo mar. Acontece que comboios com suprimentos estão sendo alvos de bombardeios e grandes aglomerações.

Com isso, diante da urgência do momento, os EUA já lançaram mais de 30 mil refeições pelos ares — colocando paraquedas em caixas despejadas por aviões.

Bottom-line: Com 5 meses de guerra, os EUA querem uma pausa do conflito no feriado religioso do Ramadã — que começa no domingo. Israel exige que o Hamas liberte os reféns para isso.

Fonte : The News

By Nocast