Uma estrada que está sendo construída pelos militares israelenses, dividindo Gaza em duas, alcançou a costa do Mediterrâneo, mostra uma análise da CNN de imagens de satélite.

A obra faz parte de um plano de segurança para controlar o território durante meses e possivelmente anos, disseram autoridades israelenses.

Uma imagem de satélite de 6 de março revela que a estrada leste-oeste agora se estende da fronteira entre Gaza e Israel por toda a faixa de aproximadamente 6,5 km de largura, dividindo o norte de Gaza, incluindo a Cidade de Gaza, do sul do enclave.

Cerca de 2 quilômetros incluem uma estrada existente, enquanto o restante é novo, de acordo com a análise da CNN.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram à CNN que estavam usando a rota para “estabelecer [uma] posição operacional na área” e permitir “a passagem de forças, bem como de equipamento logístico”.

Quando questionados sobre a conclusão da rota, as FDI disseram que a estrada existia antes da guerra e estava sendo “renovada”, devido a veículos blindados que a “danificaram”. O militares israelenses acrescentaram que a estrada “não tinha um começo e um fim”.

Em 23 de fevereiro, a CNN teve acesso a um plano para Gaza do pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para um futuro pós-Hamas, incluindo a “desmilitarização completa” do enclave e a revisão de sua segurança, administração civil e educação.

Os palestinos que vivem em Gaza temem que os planos de segurança pós-guerra de Israel restrinjam ainda mais a sua liberdade de movimento, recordando os dias da ocupação antes de 2005, quando foram colocados postos de controle entre aldeias vizinhas e foram construídas estradas secundárias exclusivas para ligar os colonos israelenses entre si e sua terra natal.

Uma série de imagens de satélite anteriores e posteriores ao dia 7 de outubro mostram como Israel está ampliando uma estrada já existente para construir o novo corredor.

Uma imagem de 29 de fevereiro, fornecida pela Maxar Technologies e revisada pela CNN, mostra trechos de estrada recentemente demolidos a leste e a oeste da estrada existente. E a imagem de satélite do dia 6 de março, fornecida pela Planet Labs, mostra a nova construção chegando até a costa.

Nomeado em homenagem ao antigo assentamento israelense de Netzarim em Gaza, o “Corredor Netzarim” cruza uma das duas principais estradas norte-sul de Gaza – a Rua Salaheddin -, para criar uma junção estratégica e central.

Pelas imagens de satélite, a obra também parece se conectar com a estrada Al Rashid, que segue ao longo da costa.

Os palestinos disseram à CNN que se lembram que a chamada “junção Netzarim” existia antes de 2005; naquela época, era em grande parte acessível apenas aos colonos israelenses.

O Ministro israelense para Assuntos da Diáspora, Amichai Chikli, disse à CNN que a nova estrada “tornará mais fácil” para os militares de Israel lançarem ataques ao norte da Cidade de Gaza e ao sul, na área central da Faixa de Gaza.

A estrada terá três faixas:

  • Uma para tanques pesados ​​e veículos blindados;
  • Uma para veículos mais leves;
  • E uma terceira para circulação mais rápida.

A estrada, que deve ser utilizada pelos militares por pelo menos um ano, conecta Be’eri – um kibutz israelense perto da fronteira de Gaza -, até o Mar Mediterrâneo em sete minutos, disse Chikli.

O Ministro para Assuntos da Diáspora não está envolvido na política militar israelense. Mas, em janeiro, juntamente com outros membros do parlamento israelense, Chikli participou da proposta de um plano para derrotar o Hamas que incluía medidas para obter controle sobre partes estratégicas da faixa.

O plano confirma que o Corredor Netzarim seria usado “para permitir o tratamento da infraestrutura subterrânea do Hamas e dos seus bolsões de resistência no norte da Faixa de Gaza”.

“Os residentes da Faixa de Gaza não deveriam ser autorizados a regressar ao norte, pelo menos até à demolição de todas as infraestruturas subterrâneas e à completa desmobilização da área”, afirmavam na proposta.

O projeto inicial também incluía um segundo corredor mais ao sul, que ele chamou de Corredor de Sufa. O plano não foi adaptado pelas FDI, mas inclui elementos que estão surgindo, como o próprio Corredor Netzarim.

By Nocast