Muitos natalenses ainda estão se dirigindo aos grandes centros comerciais da capital em busca de opções para presentear e alternativas para comemorar, enquanto os lojistas vivem a expectativa de um aumento no faturamento. De acordo com uma estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio), a data deve movimentar até R$ 412 milhões. O valor representa um aumento de 15,8%, em relação a 2023, quando foi esperado R$ 355,9 milhões.


Em um shopping localizado no bairro do Tirol, em Natal, os lojistas relatam um aumento de procura nos dias que se aproximam da comemoração. Fabiane Lacerda, 44 anos, é gerente de uma loja de bolsas, calçados e acessórios femininos, e menciona que mesmo sendo uma data fixa, os consumidores optam pelas compras de última hora e esperam um aquecimento das vendas durante a terça (11) e quarta-feira (12). “Nós nos preparamos ainda mais para esses dias, porque muitas pessoas trabalham durante o dia e optam por vir nos últimos momentos, principalmente à noite”, explica. A pesquisa da Fecomércio RN também aponta uma indecisão dos consumidores, onde 25,3% afirma que deve presentar para o Dia dos Namorados, mas ainda não decidiram o que comprar.

Adriano Guaraná, 47 anos, tem 18 anos de relacionamento com Roseli. Juntos, são pais de duas meninas, uma de 13 e outra de 10 anos. Mesmo casados, ele diz que não deixa de presentar a esposa e planeja um jantar especial, também com participação das filhas. “O importante é comemorar, independente do tempo e das companhias”, relata. Adriano ressalta que a troca de presentes é uma tradição entre o casal e neste ano pretende gastar em média R$1 mil.

Segundo o levantamento da Fecomércio RN, as intenções de compra registraram um aumento significativo em Natal, com 62,5% dos consumidores planejando adquirir presentes para a data, comparado aos 57,6% do ano anterior. A maioria dos consumidores que planejam ir às compras são homens (68,2%), e a faixa etária predominante é de 25 a 34 anos.

Diane Medeiros, 35 anos, é gerente de uma das lojas de roupas masculinas alocadas no shopping. De acordo com ela, as mulheres estão procurando menos presentes do que em 2023. “Até o momento, as vendas estão sendo mais de pequenos presentes, como a malha, que é um produto de menor valor. É diferente de Dia do Pais, em que as pessoas gastam mais”, relata. Ela estima também que muitas pessoas devem realizar a compra do presente após a data, em razão deste dia 12 ter caído em um dia de semana.

Já nas vendas de chocolates, a procura é ampla. Ivanilson Silva, 35 anos, gerente de franquia de uma rede de chocolates finos, estima que as vendas devem superar a de 2023. “As pessoas estão procurando mais preço, qualidade e um bom atendimento. Temos opções para todos os bolsos, então todos os públicos chegam até aqui procurando algo mais romântico para presentear”, explica. De acordo com o gerente, os consumidores estão gastando uma média de R$50 a R$200,00.

Este ano, 34,2% dos apaixonados optaram por itens de vestuário, em seguida, perfumes e cosméticos ocupam o segundo lugar com 20,8%. Calçados e bolsas são a escolha de 8,4% dos entrevistados, seguidos por joias, relógios e acessórios, que representam 7,4% das intenções. Alimentos, cestas e chocolates atraem 6,1% dos consumidores, enquanto flores são a preferência de 3,4%, de acordo com o levantamento da Fecomércio RN.

Fonte: Tribuna do Norte

By Nocast