Ainda sem a equipe considerada ideal, mas contando com o retorno de jogadores importantes que estavam tratando de contusões, o América bateu o Sousa por 1 a 0 com um gol do meio-campista Souza, cobrando falta aos 33 minutos do primeiro tempo, nesta quarta-feira, na Arena das Dunas. Se não foi dado nenhum show de bola, o resultado serviu para devolver a equipe alvirrubra um lugar no G-4, que ele havia perdido para o Santa Cruz no dia anterior.
Com uma escalação perto daquela que vinha sonhando nos últimos tempos, o treinador Marquinhos Santos mandou a campo uma formação americana bem ofensiva. Ele abriu espaços para Luidy e Gustavo Ramos no ataque, deixando o setor ofensivo mais veloz e habilidoso.
Como era de se esperar a equipe partiu em busca da vitória e buscou o ataque atrás de abrir vantagem no placar, mas a equipe paraibana resistia, buscando não se deixar sufocar, em busca de levar pelo menos um ponto para casa.
Apesar da forte pressão, o time potiguar não conseguiu muitas conclusões ao gol, no melhor deles, aos 19 minutos, Bruno Fuso salvou o Sousa realizando uma bela defesa após um chute de Giovani, depois de uma boa trama do ataque alvirrubro.
O alívio para os torcedores americanos veio aos 33 minutos, quando numa cobrança de falta da intermediária, Sousa foi perfeito, acertou um belo chute que bateu no travessão, depois a bola voltou na cabeça do goleiro paraibano e morreu no fundo da rede.
Depois de estabelecer vantagem, a equipe natalense diminuiu o ritmo, passando a trocar passes com mais paciência e chamando os paraibanos para o jogo. Mas ainda assim a situação ficou sob o controle americano, que passou um primeiro tempo sem sofrer qualquer tipo de susto.
Na segunda etapa, o desenho da partida não foi alterado, buscando garantir mais três pontos em casa, o América continuou pressionando o adversário, atrás de descobrir brechas no sistema defensivo do oponente para ampliar a vantagem mínima.
Mesmo sabendo que uma derrota faria muito mal aos planos de classificação da equipe, o Sousa não se arriscava e continuou montado para explorar os erros americanos, mas fazendo uma partida de paciência, o América empilhava chances de ampliar o placar, pisando sempre com algum perigo na área do goleiro Bruno Fuso.
Após os 30 minutos, o Sousa começou a subir mais suas linhas e, com isso, passou a rondar com algum perigo a área da equipe natalense. Visivelmente algumas peças da equipe demonstravam cansaço e Marquinho Santos iniciou a substituição das peças. As trocas acabaram por dar a segurança que a equipe necessitava para segurar a vitória, diminuindo a probabilidade de qualquer tipo de surpresa.
Despedida
O jogo contra o Sousa foi o de despedida do diretor executivo Marcelo Sant’Ana da equipe potiguar. O profissional baiano acertou sua transferência para o Vasco, onde irá substituir Pedro Martins. O diretor possuía conversas bem encaminhadas com o clube carioca nos últimos dias, mas pediu para que o desfecho se desse apenas depois do jogo desta quinta-feira.
Fonte: Tribuna do Norte