À medida que crescem as preocupações sobre a aptidão mental do presidente Joe Biden após o seu desastroso debate contra Donald Trump, parece que as chances da vice-presidente Kamala Harris de se tornar a sua próxima sucessora estão aumentando rapidamente. Após o evento fatídico de 27 de junho, durante o qual Biden parecia frágil e lutava para manter o seu raciocínio em várias ocasiões, a confiança na sua capacidade para servir mais quatro anos como o líder máximo dos Estados Unidos despencou.
Isto levou à especulação de que o Partido Democrata estaria à procura de outro candidato para apresentar nas eleições de novembro. Uma pesquisa realizada pela CNN revelou que 75% dos eleitores acreditavam que os democratas teriam mais chances de vencer a disputa se “outra pessoa” concorresse em vez de Biden. Várias casas de apostas, como a Bet 365 e William Hill, têm monitorado as probabilidades de Kamala Harris vencer se ela representasse o partido, e suas hipóteses pareciam ter dobrado no geral. Ao mesmo tempo, as expectativas de Biden ter uma campanha bem-sucedida têm diminuído constantemente.
Até agora, Biden negou que esteja considerando desistir da corrida eleitoral e Harris tem manifestado seu apoio ao presidente em exercício. No entanto, os democratas de todo o mundo estão em pânico e ainda há tempo até que Biden seja nomeado o candidato oficial na Convenção Nacional Democrata, em agosto. Ela foi designada como a melhor escolha para substituir Biden, caso ele se afaste.
De fato, Kamala Harris fez história americana como a primeira mulher vice-presidente, bem como a primeira mulher negra e sul-asiática-americana a ser eleita para um dos dois cargos mais altos dos Estados Unidos. As jovens negras e do sul da Ásia têm razão em olhar para Harris e sentirem-se empoderadas com o futuro, que agora parece mais provável do que nunca ter uma mulher negra como presidente. Mas embora a sua representatividade seja algo para comemorar, permanece o fato de que Harris ainda é humana e está longe de ser perfeita.
A parceira de Joe Biden na Casa Branca tem sido uma pioneira inspiradora para mulheres e pessoas de cor, mas a repercussão de suas antigas funções como promotora e procuradora-geral no estado da Califórnia vieram à tona e algumas de suas difíceis decisões no passado.
Da carreira profissional e política de sucesso às questões controversas que se envolveu, conheça a jornada de Kamala Harris até a vice-presidência dos Estados Unidos.