Falando para os representantes dos 193 Estados-membros da ONU, Lula fez um de seus discursos mais duros contra a organização dizendo que ela precisa passar por uma transformação. Assista na íntegra aqui.

Na visão do presidente brasileiro, quando o assunto é a ONU, muito se fala, mas pouco se faz, já que os acordos não estão sendo suficientes para resolver os problemas que o mundo enfrenta.

O discurso ocorre em Nova Iorque, onde líderes mundiais de todos os cantos estão reunidos para falar sobre o Pacto do Futuro, que foi aprovado e pretende regular plataformas digitais, AI e reformar o Conselho de Segurança da ONU.

Em seu discurso, Lula disse que o Conselho de Segurança está perdendo cada vez mais a sua legitimidade por não conseguir resolver as guerras que estão acontecendo e por se “omitir diante de atrocidades”.

🔇 Falou tanto que foi mutado: Desrespeitando os 5 minutos que tinha para falar, o microfone de Lula ficou sem som na hora em que discursava sobre como o Sul do mundo não está sendo bem representado pela Organização.

Segundo Lula, esse grupo — que reúne países pobres e emergentes —, não recebe a atenção que deveria mesmo tendo um grande peso político e econômico no mundo.

Desde 1945, o Conselho tem cinco membros permanentes: EUA, Rússia, China, França e Reino Unido. O Brasil faz parte do grupo que pressiona pelo aumento das cadeiras permanentes — o que Lula reforçou ontem.

By Nocast