Nocast

De inimigos a parceiros comerciais? Investidores e empresários do setor petrolífero americano estão pedindo para que Trump mude a relação que teve com a Venezuela no 1º mandato e passe a fazer negócios com o país.

Eles dizem que todas as sanções econômicas que os EUA impuseram contra o governo Maduro não funcionaram, já que não tiraram o ditador do poder e ainda contribuíram para uma alta de refugiados pelo mundo.

Mais petróleo, menos imigrantes: A ideia é permitir que a Venezuela volte a exportar grandes quantidades de petróleo para o território americano enquanto os EUA aumentam os voos com deportados venezuelanos.

Para aumentar a pressão sobre o presidente eleito, mais de 150 pedidos de empresas americanas que querem licenças para operar na Venezuela vão cair na mesa de Trump a partir de seu 1º dia de mandato no ano que vem.

Se depender do Maduro… Depois das eleições americanas, o governo venezuelano parabenizou o republicano e ainda disse que está disposto a construir boas relações com a Casa Branca em um “novo começo”.

Por outro lado, assessores da equipe de Trump lembram o futuro POTUS que Biden chegou a aliviar algumas sanções com a promessa de que Maduro realizaria eleições livres e justas — o que ficou longe de acontecer. “You can’t trust this guy…”

Zoom out: A atual crise venezuelana é uma das mais graves da história da América Latina. Atualmente, mais de 7,7M de venezuelanos estão em situação de refugiados ou imigrantes — quase 25% da população do país.

By Nocast