Na noite desta segunda-feira (10), a Biblioteca Municipal de Parnamirim Elienai Cartaxo se transformou em um verdadeiro templo da literatura para o lançamento do livro “Pega e Lê: Uma História do Livro e um Livro de Histórias”, da talentosa escritora e educadora Angélica Vitalino. O evento reuniu amantes da leitura, autoridades e convidados especiais para celebrar essa obra que mergulha na evolução do livro ao longo do tempo.
Angélica, que é professora da rede pública do RN e coordenadora da Biblioteca Municipal de Parnamirim, tem uma trajetória marcada pela paixão pela leitura e pelo conhecimento. Criadora do premiado projeto “Rio de Leitura”, a escritora reforça, em sua nova obra, a importância da leitura na formação educacional e cultural da sociedade.
A capa do livro é um show à parte! Criada pela artista parnamirinense Cintia Kathiane, a ilustração presta homenagem à cidade, trazendo a emblemática flor alecrim de tabuleiro, símbolo de Parnamirim, além de figuras importantes da história local, incluindo a patronesse da Biblioteca Municipal. Para reforçar o compromisso com a educação, a folha de guarda do livro estampa os nomes das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Norte.
Durante o evento, os participantes puderam viajar no tempo por meio de uma exposição de artigos antigos relacionados à leitura e à história do livro, tornando a experiência ainda mais especial. A noite também teve um gostinho especial para a autora, que celebrou seu aniversário ao lado de amigos, colegas de profissão e admiradores de seu trabalho.
A solenidade contou com a presença do secretário de Cultura, Thiago Cartaxo, do presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, além de uma belíssima apresentação musical da canção “Tapeceiro”, de João Alexandre, interpretada por Angélica e pelo violonista Vinícius de Freitas.
O lançamento de “Pega e Lê” reafirma o compromisso de Angélica Vitalino com a disseminação do saber e o amor pela literatura. Mais do que um livro, a obra é um convite para todos que desejam conhecer e valorizar a história do livro e seu papel na sociedade. Sem dúvidas, uma noite memorável para a cultura de Parnamirim



