Estudantes da UCLA bloquearam a marcha dos agentes que cumpriam ordem de dispersão contra protestos no campus.
Um vídeo publicado na noite de quarta-feira (1º) mostrou estudantes bloqueando o caminho da polícia no campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) após uma ordem de dispersão de manifestantes em protestos pró-Palestina.
Impedidos de passar, os policiais se viraram e foram embora.
Fileiras de policiais com equipamento tático se espalharam pelo campus da UCLA, adjacente a um complexo de tendas ocupadas por multidões de manifestantes, em antecipação ao ataque, um dia após a universidade ter declarado que o acampamento é ilegal.
Centenas de outros ativistas pró-palestinos reunidos fora da cidade de tendas zombaram da polícia com músicas, alguns tocando tambores e agitando bandeiras palestinas, enquanto os policiais marchavam para o terreno do campus. Muitos dos manifestantes usavam os tradicionais lenços keffiyeh palestinos.
Os estudantes reuniram-se ou montaram acampamentos em dezenas de escolas nos EUA nos últimos dias, expressando oposição à guerra de Israel na Faixa de Gaza e exigindo que as escolas se desfizessem de empresas que apoiam o governo de Israel. Muitas das universidades chamaram a polícia para reprimir os protestos.
Cerca de 1.200 pessoas no sul de Israel foram mortas no ataque de 7 de outubro, mas o ataque retaliatório israelense matou quase 35 mil palestinos, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, destruiu grande parte da infraestrutura do enclave e criou uma crise humanitária.
Fonte: CNN