Hugo Motta. Tudo indica que você deve ouvir muito esse nome nos próximos meses, já que o deputado paraibano é o grande favorito para ser o próximo presidente da Câmara.
Nos últimos dias, ele fez reuniões com todos os lados de Brasília e conseguiu o aval dos dois principais nomes da política nacional: Lula e Bolsonaro.
Hugo, considerado um deputado do Centrão, teve reuniões separadas com cada um dos dois no mesmo dia e explicou suas opiniões sobre a direita e a esquerda.
Por que isso importa? Depois do presidente, o comandante da Câmara dos Deputados é considerado por muitos como o nome mais importante de toda a política.
Isso porque é ele que decide os projetos que vão ser votados e ainda pode abrir um processo de impeachment. Basicamente, sem a boa vontade do presidente da Câmara, o presidente da República não governa.
Vivendo e aprendendo… Desde 2015, quando o candidato do PT perdeu a eleição na Casa para Eduardo Cunha — que abriu o impeachment da Dilma logo depois —, o partido evita lançar seus próprios nomes.
Já do outro lado, Hugo Motta é ligado a ex-ministros de Bolsonaro e foi quem Arthur Lira, que apoiou o ex-presidente em 2022, escolheu para ser o seu sucessor. A votação será em fev/2025.
E também repercutiu por aqui… O ministro dos Direitos Humanos foi acusado de ter cometido assédio sexual contra várias pessoas, inclusive contra a ministra Anielle Franco. Silvio de Almeida negou e repudiou o que chamou de “mentiras”.
The News